Forum Discussion
ALEXPCTECH
Dec 08, 2021Copper Contributor
Validar acesso a planilha por CPF e Endereço MAC
Ola será que alguém do fórum pode me ajudar, pois, nunca recebo a ajuda de ninguém, sera que estão vendo minha postagem? Pois, sou novo aqui e não sei se estou colocando no lugar certo... Preciso...
Juliano-Petrukio
Jan 05, 2022Bronze Contributor
O que voce precisa fazer é comparar valores.
Um CPF existente e um endereço MAC existente salvos em algum lugar, podendo ser no proprio arquivo ou em algum arquivo salvo em alguma pasta especifica. Porém, ambas as possibilidades NAO são seguras e pouco recomendadas.
Abaixo você pode utilizar o código para obter o endereço MAC. Depois é ajustar para fazer as comparações.
https://excelhub.org/mac-address-lookup-in-excel-vba-code/
Sub Mac_ID()
Dim strCom As String
Dim objWMIService As Object
Dim colAdapters As Object
Dim objAdapter As Object
strCom = "."
Set objWMIService = GetObject _
("winmgmts:" & "!\\" & strCom & "\root\cimv2")
Set colAdapters = objWMIService.ExecQuery _
("Select * from Win32_NetworkAdapterConfiguration Where IPEnabled = True")
For Each objAdapter In colAdapters
MsgBox "MAC ID of this system : " & objAdapter.MACAddress
Next objAdapter
End Sub
- ALEXPCTECHJan 05, 2022Copper ContributorE o que você sugere para ser mais seguro?
- Juliano-PetrukioJan 06, 2022Bronze ContributorEm se tratando de Excel. Infelizmente nada.
Certos projetos podem ser mais seguros se forem banco de dados. Porém, vai depender dos tipos de dados que o projeto trata. Uma outra alternativa é utilizando o Office Online, porém, mesmo assim NÃO garantiria total segurança, afinal, quem possuir o arquivo compartilhado, poderá compartilha-lo também.
Há diversas soluções (pagas) na web que transforma o arquivo em Executável, porém é uma abordagem bem radical. Mas funciona.- ALEXPCTECHMar 03, 2022Copper Contributor
Juliano-Petrukio Muito Obrigado pela sua explicação. Você conhecer alguma forma de transformar a planilha em executável? Pois, testei algumas ferramentas, mas nenhuma funciona bem.