Forum Discussion

Sei-ichi's avatar
Sei-ichi
Copper Contributor
Aug 15, 2025

Autocompletar em vez de trazer dados acima da célula, traz os que estão abaixo.

Olá

Tenho especificamente uma planilha que no Excel web (Microsoft 365) em que o autocompletar não está funcionando da forma normal, isto é, trazendo os dados que estão na mesma coluna, acima da célula. Em vez disso, traz os dados que estão abaixo. Exemplo:

Ao digitar "b" em A5, em vez de o autocompletar sugerir "beta", traz "ball".
Alguém tem esse problema? Conseguiu corrigir? Como?

2 Replies

• Sei-ichi's avatar
    Sei-ichi
    Copper Contributor

Entendi a explicação, quanto a ter linhas em branco acima. Vou analisar melhor os dados que estão na coluna da planilha em específico em que está acontecendo o problema, se há células em branco.
    Obrigado

• NikolinoDE's avatar
    NikolinoDE
    Gold Contributor

Como o AutoPreenchimento funciona:

• Excel Desktop (Windows/Mac): o recurso de AutoComplete em colunas procura valores digitados anteriormente acima da célula atual, na mesma coluna. Então se você digita “b” em A5, ele sugere beta (de A3).
    • Excel para Web: em algumas situações (especialmente com células vazias no meio), o algoritmo tenta “completar” olhando não só acima, mas também abaixo da célula ativa.
      → Por isso no seu exemplo, em A5 ele sugere ball (de A7), porque a célula acima (A4 = “gama”) não casa com “b”.

O que causa isso no Excel Web:

1. Linhas em branco entre os dados → No seu exemplo, a linha 6 está vazia. Isso quebra a “coluna contínua” que o Excel considera como histórico. O Excel Web então tenta buscar para baixo.
    2. Limitação do Excel Web → A versão online não tem exatamente o mesmo AutoComplete do Excel Desktop. A ordem de sugestão pode mudar.

Possíveis soluções / contornos:

• Evite linhas em branco no meio dos dados. Se você remover a linha 6 (ou preencher com algo), o AutoComplete volta a considerar só os itens acima.
    • Transforme em Tabela (Ctrl+T / Inserir > Tabela). O Excel Web lida melhor com AutoComplete em intervalos formatados como tabela.
    • Usar Lista suspensa (Validação de Dados). Se quiser garantir consistência, configure Validação de Dados com a lista dos itens da coluna. Assim o usuário sempre vê as opções corretas.

Resumindo:
    No Excel para Web, se houver uma linha em branco separando os dados, o AutoComplete pode olhar para baixo em vez de só para cima. Isso não é um bug seu, é uma diferença de implementação entre Excel Web e Desktop. A correção mais simples é não deixar linhas em branco no meio da coluna ou então usar Tabela/Validação de Dados.

Maybe it helps

Resources