Validar acesso a planilha por CPF e Endereço MAC

Copper Contributor

Ola será que alguém do fórum pode me ajudar, pois, nunca recebo a ajuda de ninguém, sera que estão vendo minha postagem? Pois, sou novo aqui e não sei se estou colocando no lugar certo...

 

Preciso liberar acesso à minha planilha, mas quero que a pessoa me dê 2 formas de validação

1º - CPF

2º - Endereço MAC da placa de rede

 

Esse acesso será feito fora da minha rede. Não faço ideia de como fazer isso no Excel. Poderiam me ajudar?

 

Poderiam fazer um exemplo, pois não entendo nada de VBA.

 

Desde já obrigado

4 Replies

@ALEXPCTECH 

O que voce precisa fazer é comparar valores.

Um CPF existente e um endereço MAC existente salvos em algum lugar, podendo ser no proprio arquivo ou em algum arquivo salvo em alguma pasta especifica. Porém, ambas as possibilidades NAO são seguras e pouco recomendadas.

 

Abaixo você pode utilizar o código para obter o endereço MAC. Depois é ajustar para fazer as comparações.

Reference 

 

Sub Mac_ID()
    Dim strCom As String
    Dim objWMIService As Object
    Dim colAdapters As Object
    Dim objAdapter As Object
    strCom = "."
    Set objWMIService = GetObject _
                        ("winmgmts:" & "!\\" & strCom & "\root\cimv2")
    Set colAdapters = objWMIService.ExecQuery _
                      ("Select * from Win32_NetworkAdapterConfiguration Where IPEnabled = True")
    For Each objAdapter In colAdapters
        MsgBox "MAC ID of this system : " & objAdapter.MACAddress
    Next objAdapter

End Sub

 

 

E o que você sugere para ser mais seguro?
Em se tratando de Excel. Infelizmente nada.
Certos projetos podem ser mais seguros se forem banco de dados. Porém, vai depender dos tipos de dados que o projeto trata. Uma outra alternativa é utilizando o Office Online, porém, mesmo assim NÃO garantiria total segurança, afinal, quem possuir o arquivo compartilhado, poderá compartilha-lo também.
Há diversas soluções (pagas) na web que transforma o arquivo em Executável, porém é uma abordagem bem radical. Mas funciona.

@Juliano-Petrukio Muito Obrigado pela sua explicação. Você conhecer alguma forma de transformar a planilha em executável? Pois, testei algumas ferramentas, mas nenhuma funciona bem.