Validação de Dados repetindo valores

Copper Contributor

Olá pessoal da comunidade, todos bem?

Estou fazendo uma validação de dados numa planilha e ele tem retornado valores repetidos ao invés de valores únicos.

Alguém já passou por isso antes? Conseguiu resolver?

Obrigado desde já!

2 Replies

@GabrielPeres96 

Se você usar a validação de dados para criar um menu suspenso com valores exclusivos e obter valores recorrentes, pode haver vários motivos. Por exemplo, a fórmula usada para gerar a lista ou o intervalo de células pode estar incorreta ou pode haver valores duplicados na fonte de dados.

Uma maneira de criar uma lista suspensa com valores exclusivos é usar uma fórmula que remove valores duplicados da fonte de dados. Por exemplo, você pode usar a função UNIQUE para retornar uma lista de valores exclusivos de um intervalo de células. Você pode então usar esta lista como uma fonte para a validação de seus dados.

Outra opção é verificar a fonte de dados em busca de valores duplicados e removê-los manualmente antes de criar a validação de dados.

Se essas sugestões não resolverem o problema, seria útil aprender mais sobre como configurar a validação de dados e como gerar a lista de valores exclusivos.

Forneça as seguintes informações para ajudar outras pessoas a responder à sua pergunta:

Welcome to your Excel discussion space!

@NikolinoDE obrigado por responder!

De fato existem dados repetidos, mas eles são necessários para que as fórmulas usadas funcionem corretamente.
Até ontem esse problema não acontecia, não sei se tivemos alguma atualização no 365, mas passou a ocorrer...
A Validação de Dados do 365 já faz um filtro de valores duplicados automaticamente.
Veja no vídeo a seguir: https://youtu.be/AS-x1SsP3bA?t=205

 

A função ÚNICO (UNIQUE) não pode ser usada como fórmula na validação de dados com lista pois sempre retorna um erro.
Percebi que para funcionar, precisamos aplicar a função em alguma célula e só depois fazer referência a ela na validação por lista (usando o "#").
Como eu aplico a validação em milhares de células, não posso criar uma planilha de apoio apenas para as funções UNIQUE, ficaria muito pesado, entende?

Talvez se houver alguma configuração extra para ser feita...
Enfim
O que acha?