Erro #REF entre planilhas vinculadas do Excel

Copper Contributor

Bom dia!

 

Estou com uma planilha que contém fórmulas vinculadas a outras 3 planilhas. Quando abro todas as planilhas juntas, as fórmulas funcionam perfeitamente. Porém, quando só abro a que contém as fórmulas vinculadas, mas não as outras, as fórmulas dão erro #REF. Elas estavam em pastas diferentes no Teams, mas agora coloquei nas mesma pasta e atualizei a fonte, mas mesmo assim o erro permanece. A planilha que contém as fórmulas vinculadas está salva como xlsx e as planilhas às quais ela se refere estão salvas como xlsm, pois contêm macros.

Preciso que a planilha com fórmulas vinculadas não dê erro mesmo com as demais planilhas fechadas. Essa mesma planilha contém outras fórmulas vinculadas que não dão esse erro.

 

Por favor, pode me ajudar?

 

Obrigado,

Patrick

2 Replies

@patrickesp 

As pastas de trabalho não precisam ser abertas quando você as acessa com fórmulas.
Mas há exceções, por exemplo, o acesso a arquivos fechados não é possível ao usar a função INDIRETO.
No entanto, o acesso aos arquivos fechados é bastante lento, o que significa que algumas fórmulas com referências de células externas não são um problema, mas com um número maior é aconselhável abrir os arquivos antes, simplesmente para melhorar o desempenho.

 

Examble:

Se o arquivo estiver aberto também pode funcionar com esta fórmula.

=SE(C12="x";SOMA.SE([PP_RB_Output.xls]PP_RB_Output!$C$2:$C$500;E12; [PP_RB_Output.xls]PP_RB_Output!$X$2:$X$500);"")

 

Mas se o arquivo estiver fechado, todo o caminho deve ser fornecido onde exatamente o arquivo está.

Se você mover o arquivo para outra pasta, o caminho também deverá ser alterado.

=SE(C12="x";SOMA.SE('C:\YourPath...\...\[PP_RB_Output.xls]PP_RB_Output'!$C$2:$C$500;E12; 'C:\YourPath. ..\...\[PP_RB_Output.xls]PP_RB_Output'!$X$2:$X$500);"")

 

este exemplo pode conter erros, mas está lá para sublinhar/mostrar a diferença.

Desde que ambos os arquivos estejam abertos, a fórmula simples sem um caminho é suficiente, pois o Excel adiciona automaticamente o caminho.
Se a fórmula deve ser criada enquanto o arquivo está fechado (por exemplo, usando uma macro), você também deve especificar o caminho completo.
Também é aconselhável colocar o caminho até e incluir o nome da planilha (ou seja, até o ponto de exclamação) entre aspas simples '.
Então não há problemas se os termos contiverem espaços ou outros caracteres especiais.

 

 

Espero que eu possa ajudá-lo com essas informações.

 

NikolinoDE

Eu sei que não sei de nada (Sócrates)

O autor do texto não conhece esses idiomas, o texto foi traduzido automaticamente por respeito ao usuário e pode conter erros gramaticais ou de expressão.

 

 

 

 

 

 

 

 

Olá, @patrickesp,
Ocorreu comigo e consegui corrigir da seguinte forma:
1 - Fui em Dados, depois em Editar Links;
2 - Depois abriu uma tela de todos os vínculos da minha planilha e cliquei em "Promp de Inicialização...";
3 - Marquei a 2ª opção "Não exibir o alerta e não atualizar vínculo automáticos";
4 - Cliquei em Ok e depois em Fechar.

Com isso deu certo no meu caso.
Espero que tenha ajudado!